top of page

Abrigos!!

  • (conteudo/CANTINHO DA UNIDADE)
  • 14 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

O básico de um abrigo

Ao escolher um lugar para construir seu abrigo, tente ficar próximo a uma fonte de água. Se a situação for a de um acidente de carro ou de avião pequeno, fique o mais perto possível dos destroços. Se a visão estiver muito bloqueada, fique próximo, porém visível. Você também deve evitar riscos naturais como queda de árvores, despenhadeiros e leitos de rio secos. Chuvas fortes podem transformar rapidamente um leito de rio seco em um rio de forte correnteza. O seu abrigo não deve ser maior do que o necessário: quanto maior for o abrigo, mais difícil será manter o calor.

Se possível, não durma diretamente sobre o solo. Empilhar mato ou folhas de pinheiro podem ajudar bastante na retenção de calor corporal. Seu abrigo deve ser ventilado, especialmente se você planeja ter uma fogueira dentro ou perto da entrada. Utilize rochas grandes ou galhos de árvores para bloquear a porta. Isso previne que o calor saia e que os animais entrem.

Vamos supor que você tenha sido desviado para uma montanha à noite e não consegue chegar à estrada. O mais importante é passar a noite em um abrigo de emergência temporário. Tudo o que precisa fazer é providenciar alguma proteção básica dos quatro elementos. Se o terreno estiver seco, você pode simplesmente cavar um buraco no chão e cobri-lo com pedaços espessos de madeira, seguidos de galhos de árvore densos. Galhos de pinheiros são muito bons para isolar o frio. Se estiver chovendo ou o terreno estiver molhado, evite entocar-se em um buraco e saia do solo. Se isso não for possível no momento, faça uma cobertura em terra plana com uma poça para que a água da chuva possa ser drenada.

Outras maneiras de encontrar um abrigo de emergência:

* utilize árvores caídas ou ocas como refúgios para dormir; * entre em uma caverna ou debaixo de uma saliência para se proteger do vento e da chuva; * permaneça debaixo de galhos de árvore densos para ter uma cobertura espessa; * use pedras e troncos grandes para quebrar o vento.

Apenas lembre-se de que em uma emergência, seu objetivo não é o conforto, e sim o de passar a noite até que você possa avaliar sua situação e construir um abrigo apropriado. Também é importante ter cuidado quando estiver lidando com cavernas. Fique perto da entrada da caverna para não se perder e esteja atento às outras criaturas que também estão procurando abrigo como você.

Abrigos utilizando materiais disponíveis

É vital em qualquer situação de sobrevivência fazer uso de qualquer coisa que você encontrar ou que você já tenha disponível. Quase sempre, você encontra materiais úteis deixados por outros. Um pedaço de corda de escalada, uma placa de plástico ou até mesmo uma bota de trilha pode ser de grande utilidade na floresta. Você deve sempre juntar aquilo que já possui ou que encontrar e guardar esses materiais em seu acampamento de base. Itens como ponchos, redes de náilon ou pára-quedas podem servir como materiais de abrigo.

Se você tiver um poncho ou qualquer tipo de placa de plástico, você poderá construir vários tipos diferentes de abrigos. O que você deve fazer é imitar o formato de uma barraca. Para um abrigo básico contra a luz, tudo o que precisa fazer é distribuir o material de forma que você possa se abrigar dentro dele. Se tiver uma corda, você poderá amarrá-la entre quatro árvores para formar uma cobertura. Você pode estilizar um abrigo ao colocar uma corda no centro do poncho entre duas árvores, e então prender as laterais no solo com madeiras afiadas para criar um formato de A. Outro abrigo em forma de telhado simples pode ser feito amarrando dois cantos opostos do poncho às árvores. A outra extremidade se inclina diagonalmente no chão e pode ser segura com pedaços de madeira ou rochas pesadas.

Se você não tiver nenhuma corda, construa uma barraca que comporte uma pessoa com galhos de árvore:

* pegue um ramo de árvore bifurcado em Y e prenda-o cerca de 30 cm dentro do solo, com o "Y" apontando para cima; * a viga mestra do telhado é o apoio central do teto e deve ser reta e resistente. Coloque-a do chão até a bifurcação, apoiando-a no "Y". * crie uma estrutura em formato de "A" para a porta da barraca com galhos diagonais em direções opostas um do outro que se encontram na bifurcação; * use videira ou galhos de árvores finos para juntar todos os três pontos de suporte; * crie uma estrutura em forma de costelas com os galhos colocados na diagonal ao longo da viga mestre do telhado, de modo largo o bastante para obter um espaço dentro; * quando terminar de construir a estrutura, coloque a cobertura no topo e prenda-a com madeiras pontiagudas.

(FOTOS:CLUBE/KADOSH/ELO5/SP)


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page